Rio Acre ultrapassa cota de alerta em Rio Branco, aponta Defesa Civil

rio_acO Rio Acre marcou 13,63 metros na medição das 9h desta quinta-feira (17) e ultrapassou em 13 centímetros a cota de alerta na capital acreana, Rio Branco, segundo dados da Defesa Civil. O manancial está a 37 centímetros da cota de transbordamento, que é 14 metros.

Conforme a Defesa Civil, a construção dos 100 primeiros boxes deve ser concluída ainda nesta quinta no Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito de Rio Branco. A construção e estruturação do abrigo foi iniciada na terça-feira (15).

O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, afirmou que se continuar nesse ritmo, o manancial pode atingir a cota de transbordamento na sexta (18). Segundo o órgão, nos 16 primeiros dias do ano já choveu mais de 90% do esperado para todo o mês de janeiro em Rio Branco.

“O nível do rio continua subindo em função das águas que ele está recebendo do Alto Acre, choveu bastante em Assis Brasil nos últimos dias, e já está em situação de vazante. Mas, em Brasileia, Xapuri e Capixaba continua subindo e aí a gente está recebendo essa água em Rio Branco. A tendência é que continue essa situação de elevação nas próximas horas”, afirmou o coordenador.

Além dos 100 boxes, toda parte da infraestrutura está sendo construída no parque. “A gente continua fazendo a estruturação do abrigo aqui no Parque de Exposições para o recebimento das famílias, caso seja necessário. Os boxes já estão sendo concluídos, estruturação dos banheiros, a unidade de saúde da secretaria municipal também está sendo preparada aqui”, disse.

Manancial está a 37 centímetros de atingir a cota de transbordamento, em Rio Branco — Foto: Quésia Melo/G1

Manancial está a 37 centímetros de atingir a cota de transbordamento, em Rio Branco — Foto: Quésia Melo/G1

Situação do rio no interior

Em Assis Brasil, o rio apresentou vazante de 2,29 metros, marcando 5,11 metros nesta quinta-feira (17). Já em Brasileia, o nível do manancial subiu, saindo de 5,92 metros na quarta (16) para 8,46 metros nesta quinta.

Ainda de acordo com os dados, na cidade de Porto Acre, o rio subiu 28 centímetros, saindo de 9,52 metros para 9,80 metros nesta quinta. Nos municípios de Xapuri e Feijó, o rio apresentou elevação e marcou 9,77 metros e 9,40 metros, respectivamente.

As informações são do G1 AC, por Iryá Rodrigues.