PROFESSORES E ALUNOS OCUPAM QUADRA CUJA LIBERAÇÃO ESTÁ EMPERRADA PELA BUROCRACIA

O fato aconteceu na escola de ensino fundamental Maria Lima, em Cruzeiro do Sul.

A quadra de esportes está pronta há cerca de 4 meses, mas ainda aguarda a liberação da Caixa Econômica. Os professores tinham que se deslocar para uma quadra de um bairro vizinho para as aulas de Educação Física, e disputar horários com a comunidade, o que dificultava a periodicidade. Mas o problema maior aconteceu por ocasião dos Jogos Estudantis, quando os alunos ficaram impedidos de treinar, mesmo tendo uma quadra de esportes coberta na escola.

A consequência foi à evasão e a queda no rendimento escolar. “Fizemos uma reunião com os professores e em seguida com os alunos e decidimos que iríamos começar a utilizar a nossa quadra, independente de entrega e inauguração. Comunicamos aos alunos que comemoraram a decisão e iniciamos imediatamente as aulas de Educação Física. Os alunos retornaram à escola e o rendimento escolar aumentou”, comemorou a diretora Anacleida da Silva.

Informada da decisão do conselho escolar, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) fez uma visita de surpresa à escola, onde encontrou estudantes do oitavo ano jogando vôlei sob a orientação de um instrutor. Perpétua é autora da emenda de R$ 500.000,00 que possibilitou a realização da obra. “Eu estou muito feliz com a decisão da comunidade escolar. É muito bom chegar aqui e encontrar a quadra sendo usada. Nada justifica uma demora de meses na liberação, enquanto os alunos estão sofrendo consequências negativas em suas vidas que podem inclusive comprometer seu futuro. Eu já pedi informações à Caixa, mas não posso evitar de pensar que existe um certo descaso de todos os que deveriam cuidar da educação. Eu faço a minha parte de alocar a emenda, o governo federal faz a parte dele de disponibilizar o dinheiro, eu corro atrás para conseguir a liberação e ninguém usa? Alguma coisa está errada!”, desabafou Perpétua.

A emenda foi alocada em 2009, por reivindicação dos professores da escola. Outras 15 quadras de esportes fruto de emenda da parlamentar comunista estão em execução em todo o estado. Mais 3 já foram empenhadas. Totalizando 7 milhões  e 930 mil reais.

“Meu sonho é ver todas as escolas do Acre equipadas com quadras cobertas para que os estudantes possam desenvolver atividades físicas”, disse a deputada que garante que vai continuar a priorizar as escolas e a produção.

 

Da Assessoria

Envie uma resposta