Pela primeira vez, Copa terá grupo com três campeões mundiais

imageA Copa do Mundo de 2014, no Brasil, será a primeira a ter um grupo com três campeões mundiais. São sete títulos numa mesma chave.

O fato foi facilitado porque a Fifa optou em deixar como cabeças de chave as equipes melhores ranqueadas. Desta forma, a Itália e a França acabaram ficando fora do pote 1 (dos favoritos), diferentemente do que ocorreu com Bélgica, Suíça e Colômbia, por exemplo.

Grupos que disputarão a Copa de 2014 (Editoria de Arte/Folhapress)

A tetra Itália estará no grupo D ao lado de Uruguai, que já conquistou o título por duas vezes, e Inglaterra, campeã em uma oportunidade. A Costa Rica, outra equipe da chave, nunca venceu.

Dessas três equipes, a última conquistar a taça foi a Itália, em 2006, na Alemanha. A Azzurra ganhou também em 1934, 1938 e 1982.

Já o Uruguai foi campeão em 1930 e em 1950, justamente no Brasil. A Inglaterra, por sua vez, levou o caneco em 1966.

Em 2010, a Copa da África do Sul contou com um grupo que tinha dois campeões mundiais, e nele estava justamente o Uruguai, que dividiu a chave A com a França, vencedora do Mundial de 1998. México e África do Sul eram os outros dois times.

Já a Copa de 2006 não teve nenhum grupo com dois campeões do torneio. Os embates entre seleções com ao menos um título mundial foram acontecer apenas nas quartas de final, quando a Alemanha encarou a Argentina e o Brasil enfrentou a França.

Outro fator inédito é que os últimos campeão e vice vão se enfrentar logo na primeira rodada da Copa: Espanha e Holanda jogam na abertura do Grupo B no dia 13 de junho, às 16h, em Salvador.

Com o Uruguai como cabeça de chave, o Grupo D também tem Costa Rica, Inglaterra e Itália.

Envie uma resposta