Novo apagão deixa 11 cidades do Acre e Rondônia sem energia

apagao-acUm novo apagão registrado nesta terça-feira (29) deixou 11 cidades do Acre e em parte de Rondônia, sem energia elétrica. A energia foi interrompida às 13h50 [15h50 horário de Brasília] e começou a ser restabelecida às 14h46. Em sua página oficial no Facebook, o governador do Acre, Tião Viana, informou que o problema foi ocasionado devido ao “desligamento da linha de transmissão entre Rondônia e Mato Grosso”.

A Eletrobras Distribuição Rondônia informou que o apagão se deu devido “à atuação de proteção do sistema de transmissão de 230 kV, conhecido como Linhão, parte de Rondônia, a partir de Pimenta Bueno até o estado do Acre, teve o fornecimento de energia elétrica interrompido”, informou.

Esta é a segunda vez que o Acre e Rondônia têm interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN) em menos de 15 dias.

A empresa diz ainda que o sistema já está sendo restabelecido gradativamente e as causas devem ser apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Em nota, a Eletrobras Acre reforçou o comunicado de Rondônia e disse que “tão logo o ONS normalize o suprimento para a Eletrobras Distribuição Acre, a companhia restabelecerá o fornecimento de energia para todos os seus clientes”.

O último apagão foi registrado no dia 17 de agosto, quando Porto Velho, Abunã e Rio Branco passaram mais de uma hora às escuras.

As informaçoes são do G1 AC.