Governo do Acre não paga estagiários e falta de atendimento causa tumulto e longas filas em hospital no Acre

caloteQuem precisou de atendimento no Hospital das Clínicas (HC), em Rio Branco, nesta segunda-feira (29) teve um verdadeiro teste de paciência.

A demora para marcar exames e fazer outros procedimentos no local deixou os pacientes por longas horas nas filas. A demora é causada pela redução no quadro de funcionários, já que os estagiários da unidade não foram trabalhar pelo atraso dos salários.

A aposentada Olinda Maciel afirma que chegou cedo para pegar sua ficha de atendimento. Cansada, ela reclamou da situação. “Estou desde 9h aqui e já são 11h. Estou com a ficha 117, que é prioridade, e estão chamando a 61”, disse a aposentada.

Há dois anos esperando uma consulta com um ortopedista, a cozinheira Maria Zildete de Araújo teve uma surpresa ao chegar no HC.

“A moça disse que não vai ter porque os estagiários estão reduzidos por causa de falta de pagamento deles. Agora, nós não temos culpa disso”, declarou insatisfeita.

A sala de espera da unidade de saúde estava lotada durante a reportagem do Jornal do Acre 2ª edição. É nesse local que as pessoas se dirigem para tirar as senhas e conseguir atendimento médico e marcar consultas.

Algumas pessoas que estavam esperando chegaram ao local às 5h e até depois das 11h não conseguiram um atendimento.

Nelita Nogueira da Silva, autônoma, enfrentou a situação com desconforto. Ela saiu de Sena Madureira, no interior do Acre, até Rio Branco para buscar atendimento. “Estou aqui desde 5h. Já passei pela minha médica e estou aguardando pra marcar reumatologista e já tem muito tempo, a minha ficha é a 101 e eu não sei que horas vou sair daqui”.

Falta de servidores atrasa atendimento e causa tumulto no Hospital das Clínicas no AC

Falta de servidores atrasa atendimento e causa tumulto no Hospital das Clínicas no AC

Eloiza Amoras, gerente de atendimento do Hospital das Clínicas, explicou que a falta de estagiários causou superlotação e redução das senhas. “Isso é por causa da redução dos funcionários, porque os estagiários estão parados. O atendimento vai continuar sendo reduzido, mas não totalmente”, garantiu.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da assessoria, informou que até o fim desta semana o pagamento dos estagiários vai ser quitado. Até lá, um remanejamento vai ser feito no Hospital das Clínicas para que os atendimentos não sejam paralisados.

As informações são do G1 AC, por Marcelo Pereira.