Gladson Cameli anuncia parte do secretariado para 2019; conheça as 05 mulheres e os 05 homens fortes do eleito

anunciogovO governador eleito do Acre, Gladson Cameli, anunciou, nesta sexta-feira (23), o nome de dez secretários que vão compor o seu mandato a partir do dia 1º de janeiro de 2019. O governador fez o anúncio oficial da equipe no seu gabinete, que fica no bairro Bosque, em Rio Branco.

O anúncio dos secretários ocorre um dia após a apresentação do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre situação financeira do Acre.

“Eu disse que ia cumprir um ritual, de aguardar o relatório do TCE. Por isso hoje eu anunciou alguns nomes, principalmente, da parte econômica”, explicou Gladson Cameli em coletiva.

O governador negou boatos de que tenha se desentendido com o seu vice, o deputado federal major Rocha, e justicou que ele não participou da coletiva porque está em Brasília. “É mais fácil a Ana Paula, minha esposa me deixar, do que eu e o Rocha termos qualquer desentendimento”, brincou.

Ele também comentou que o nome para a pasta da Secretaria de Segurança seria anunciado nesta sexta, mas o procurador João Pires, cotado para o cargo, recusou o convite. “Era pra estar sendo anunciado oficialmente o nome do secretário de Segurança, mas por motivos pessoais, ele teve que recuar”, disse o governador eleito.

Gladson destacou ainda que os novos secretários serão cobrados. “Quero dizer mais uma vez que a mesma caneta que nomeia, também exonera. Eu irei cobrar e dar sim oportunidade, mas eu tenho um compromisso com a sociedade”.

Foram anunciados:

  • Casa Civil – José Ribamar Trindade de Oliveira
  • Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) – Maria Alice Araújo
  • Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Semírames Maria Plácido Dias
  • Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE) – Mauro Sérgio Ferreira da Cruz
  • Secretaria de Saúde (Sesacre) – Alysson Bestene Lins
  • Secretaria de Planejamento (Sepan) – Raphael Luiz Bastos Júnior
  • Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Thiago Rodrigues Gonçalves Caetano
  • Secretaria de Inclusão Social – Ana Paula Cameli
  • Secretaria de Comunicação – Silvana Pinheiro Diniz
  • Secretaria de Turismo e Economia Empreendedora – Eliane Sinhasique

Ainda devem ser anunciados os nomes de quem ficarão à frente da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Polícia Civil, Comando da Polícia Militar, Secretaria de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Meio Ambiente e Produção.

Durante entrevista ao G1 durante a campanha, em setembro deste ano, Gladson defendeu uma reforma administrativa, prometendo reduzir secretarias e autarquias para enxugar a máquina pública.

Conheça o perfil dos novos secretários:

José Ribamar vai assumir o Gabinete Civil — Foto: Divulgação

José Ribamar vai assumir o Gabinete Civil — Foto: Divulgação

Gabinete Civil

José Ribamar Trindade de Oliveira é advogado e coordenador da Equipe de Transição – Graduado em Direito, tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Assessor Técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) há 17 anos, já presidiu várias comissões de licitações, atuou como gerente administrativo do Serviço de Abastecimento e Água de Rio Branco (Saerb), e também no setor empresarial e bancário.

Maria Alice será a nova secretária de Gestão Administrativa — Foto: Divulgação

Maria Alice será a nova secretária de Gestão Administrativa — Foto: Divulgação

Secretaria de Gestão Administrativa

Engenheira Civil, Maria Alice Araújo é funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF), foi secretária municipal de obras de Rio Branco, presidente da Cohab/Acre, assessora no Senado Federal e Câmara Federal, Diretora do Departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS, entre outros.

Semírames Maria vai comandar a Secretaria da Fazenda — Foto: Divulgação

Semírames Maria vai comandar a Secretaria da Fazenda — Foto: Divulgação

Secretaria da Fazenda, Indústria e Tecnologia

Semírames Maria Plácido Dias é contabilista, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo. É Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Acre, desde janeiro de 2009. Atuou como Inspetora Geral de Controle Externo da 3ª IGCE; Inspetora Geral de Controle Externo da 2ª IGCE; atualmente exercendo o cargo de Diretora de Auditoria Financeira e Orçamentária – DAFO e na Coordenação do Grupo de Informações Estratégicas do Controle Externo (Gaice).

Mauro Sérgio será o novo secretário de Educação — Foto: Divulgação

Mauro Sérgio será o novo secretário de Educação — Foto: Divulgação

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Mauro Sérgio Ferreira da Cruz é filósofo, mestre em Educação, Especializado em Gestão Escolar, Graduado em Teologia e Mariologia pela Pontifícia Facoultà Marianum de Roma/Itália. Atualmente é diretor de ensino da escola estadual Professora Heloísa Mourão Marques e vice-diretor de ensino da Faculdade Diocesana São José (Fadise).

Raphael Bastos será o novo secretário de Planejamento — Foto: Divulgação

Raphael Bastos será o novo secretário de Planejamento — Foto: Divulgação

Secretaria de Planejamento

Raphael Luiz Bastos Júnior é graduado em Sistema de Informação. Atuou como superintendente regional da Fundação Nacional de Saúde; secretário parlamentar na Câmara Federal; assessor Especial de Planejamento, na Secretaria de Articulação Institucional; gerente de Logística e Suporte na PMRB; chefe de Divisão de Desenvolvimento da PMRB.

Thiago Caetano assumirá a Secretaria de Obras — Foto: Divulgação

Thiago Caetano assumirá a Secretaria de Obras — Foto: Divulgação

Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo

Thiago Rodrigues Gonçalves Caetano é engenheiro civil, especializado em avaliações e perícias de engenharia, especializado em MBA Executivo em Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano. Um dos pioneiros em Avaliações e Perícias no Estado do Acre. Atuou como supervisor da unidade local do DNIT, de 2015 a 2017, e como superintendente do DNIT, de 2017 a 2018. Foi o primeiro fiscal do DNIT nas obras da ponte sobre o Rio Madeira.

Ana Paula Cameli vai assumir a Secretaria de Inclusão Social — Foto: Divulgação

Ana Paula Cameli vai assumir a Secretaria de Inclusão Social — Foto: Divulgação

Secretaria de Inclusão Social

Ana Paula Cameli é a primeira-dama do estado. Ela é advogada, especializada em Direito Público. Trabalhou no Ministério Público do Estado (MPE); atua como presidente de honra do Movimento Mulher Progressista e em projetos voltados a questões sociais como o Berço da Cidadania, que trabalha pela conscientização e apoio a jovens que engravidam na adolescência.

Silvânia Pinheiro será a secretária de Comunicação — Foto: Divulgação

Silvânia Pinheiro será a secretária de Comunicação — Foto: Divulgação

Secretaria de Comunicação

Silvânia Pinheiro Diniz é jornalista, graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela União Educacional do Norte (Uninorte). Especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing Político pela União Educacional do Norte (Uninorte). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Ingressou no jornalismo aos 17 anos, atuando como repórter, tornando-se posteriormente editora-chefe do jornal O Rio Branco. Foi editora de política e editora-chefe do jornal A Gazeta, além de co-fundadora do portal ContilNet Notícias. Trabalhou como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sempre ao lado de Gladson Cameli. É primeira-secretária da executiva do Progressistas no Acre.

Eliane Sinhasique assumirá a Secretaria de Turismo — Foto: Divulgação

Eliane Sinhasique assumirá a Secretaria de Turismo — Foto: Divulgação

Secretaria de Turismo e Economia Empreendedora

Eliane Sinhasique é jornalista, graduada em Comunicação Social/Publicidade e pós-graduada em Didática e Docência do Ensino Superior. É também radialista, publicitária, foi a primeira assessora de comunicação do Sebrae-AC, foi professora universitária, é escritora e empresária. Foi também a deputada estadual mais votada na capital do Acre nas eleições de 2014. É presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Acre e presidente do MdBelas Rio Branco.

Alysson Bestene assumirá a Secretaria de Saúde — Foto: Divulgação

Alysson Bestene assumirá a Secretaria de Saúde — Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

Alysson Bestene Lins é dentista, especialista em prótese dentária, com área de atuação em Implante Dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no curso de odontologia. Especialização em Didática e Docência do Ensino Superior. Já presidiu o Sindicato dos Odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de saúde e Vereador do Município de Rio Branco de 2009 a 2012.

Eleito e desafios

Defendendo o agronegócio e um “choque de gestão” já nos primeiros meses de seu mandato, Gladson Cameli, do PP, foi eleito em outubro no primeiro turno com o apoio de 53,71% dos votos válidos, o equivalente a 223.993 votos, contra 141.071 de Marcus Alexandre, do PT.

Campanha

Gladson se afastou do Senado para concorrer à vaga para o governo do Acre. Dentre as suas propostas, ele prometeu que ia dar um “choque de gestão” e abrir concurso público para dois mil policiais e afirmou também que vai cortar secretarias, mas não informou quantas.

Os temas que centralizaram a campanha foram aumento do efetivo de policiais, valorização do policial e compromisso com a segurança.

Em relação ao sistema prisional, ele disse que vai construir novas unidades, fazer ações sociais e geração de oportunidades de empregos para que os jovens não ingressem no crime. Pelos adversários, foi criticado por ter votado a favor da reforma trabalhista. Ele também disse que vai “abrir o estado para o desenvolvimento” e investir no agronegócio.

As informações são do G1 AC, por Guilherme Barbosa.