CAVALGADA MARCA ABERTURA DA EXPOACRE JURUÁ 2012

A manhã de domingo amanheceu mais animada na Terra dos Nauas. Centenas de pessoas se preparavam para a abertura da segunda maior festa do estado, a Expoacre Juruá 2012, que este ano, pela primeira vez, iniciou com a cavalgada. A concentração de comitivas e quadriciclos aconteceu na Ponte da Integração, no bairro Miritizal. Os cavaleiros e amazonas se concentraram no bairro Cohab, onde se integrariam aos demais participantes.


Segundo um dos organizadores do evento, Dudé Lima, este ano a cavalgada foi trazida para o início da festa por conta da decisão do governador Tião Viana, que ampliou o número de dias da Expoacre Juruá, que tem início neste domingo, 2, e segue até o próximo sábado, dia 8. Participaram do desfile oito comitivas, 600 cavalos e cerca de 2,5 mil pessoas, além do público que esperou a festa passar nas calçadas, na frente de suas casas ou embaixo de uma sombra.


O vice-governador César Messias, puxou as comitivas ao lado da esposa, Vanusa Messias. “Em 2003, quando fizemos a primeira cavalgada, eram apenas 23 cavalos participando. Hoje são mais de 600, além dos caminhões, dos quadriciclos. É uma festa bonita, que cresceu bastante nos últimos anos e alegra não apenas ao Governo do Estado, mas a todo povo do Juruá. Este já é o segundo maior evento acreano e que além de um lazer para as famílias movimenta a economia da região”, comentou.


O percurso da cavalgada no Juruá é bem mais longo que em Rio Branco, onde a festa também é realizada. Foram 14 quilômetros de festa, até o Balneário da Antártica. “Este ano após uma série de discussões, inclusive com o Ministério Público, decidimos que os cavalos só fariam a metade de o trajeto para poupar os animais e resguardá-los de maus tratos”, explicou Dudé.


A Expoacre Juruá acontece no estacionamento da Arena do Juruá, sempre a partir das 18 horas com praças de alimentação, shows com artistas locais nos palcos alternativos, apresentações culturais. Na segunda-feira, 3, o cantor Amado Batista embala os visitantes e na quinta-feira, 6, o cantor gospel Kleber Lucas sobe ao palco. A festa será encerrada no sábado com a dupla sertaneja Jonas e Jairo.

 

 

Fonte: Da Agência Notícias do Acre

 

Envie uma resposta