Acre lidera ranking do estado com maior taxa de mortes violentas do país; 50 mortes só em julho

violencia-acreO Acre foi o estado brasileiro que registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes no mês de julho deste ano quando ocorreram 50 homicídios. Conforme os dados do Monitor da Violência, divulgado nesta quarta-feira (26), o índice representa 5.90 mortes para cada 100 mil habitantes no estado acreano.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp-AC), mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Em relação ao mês de junho, o número de homicídios aumentou 35,13% no Acre. Nos sete primeiros meses do ano, morreram 269 pessoas no Acre vítimas de violência letal e intencional.

Os outros dois estados com maiores taxas são Roraima, com 26 homicídios e taxa de 4.90 e Rio Grande do Norte, com 162 mortes violentas e índice de 4.60 para cada 100 mil habitantes.

O índice nacional de homicídios, ferramenta criada pelo G1, permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país.

O número consolidado contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

O mapa faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No Brasil, pelo menos 2.995 pessoas foram assassinadas no mês de julho deste ano.

No mês de janeiro, segundo o monitor, foram registrados 52 homicídios, e a taxa era de 6.17, nos meses de fevereiro e março foram 30 mortes em cada. De acordo com o mapa, em abril foram registrados 33 homicídios, em maio 37 e em junho 37.

Número de crimes violentos no Acre em 2018

Total até Junho: 269 crimes violentos letais intencionais

As informações são do G1 AC, por Iryá Rodrigues.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Acre